Países Baixos x Finlândia – Notícias e Prováveis Escalações
Com o objetivo de fortalecer sua liderança no Grupo G, os Países Baixos irão receber os rivais da Finlândia, pela qualificação para a Copa do Mundo 2026, em Amsterdã no domingo.
Com três pontos de vantagem sobre seus visitantes e a Polônia, que está em segundo lugar, os Oranje podem dar mais um passo em direção à fase final do próximo ano com uma vitória neste fim de semana.
Visualização de partida
Após uma performance um pouco instável durante a janela internacional de setembro, os Países Baixos iniciaram sua campanha no meio da semana, marcando quatro gols contra uma equipe que já havia sofrido oito gols deles no início deste ano.
Pênaltis em ambas as metades, convertidos por Cody Gakpo – que também teve um gol de hat-trick anulado por impedimento e assistiu Tijjani Reijnders para o terceiro – garantiram a vitória sobre os anfitriões de Malta.
Com isso, os Oranje ficaram três pontos à frente na liderança do Grupo G, em uma performance dominante e profissional, embora sem atingir grandes alturas.
Isso restaurou a ordem após um encontro pouco convincente no mês passado, quando perderam seus primeiros pontos no processo ao empatar com a Polônia e quase sofrer uma grande decepção contra a Lituânia.
Os homens de Ronald Koeman deixaram escapar uma vantagem de dois gols antes de vencerem por 3-2 em Kaunas, mas após seguirem com um sucesso mais tranquilo em Ta’ Qali, seu destino permanece em suas próprias mãos.
Eles podem eliminar a Finlândia, que está em terceiro lugar, da competição com uma vitória no domingo, antes de enfrentarem um possível confronto pelo primeiro lugar contra a Polônia no meio do próximo mês.
Precisando dos três pontos para ter alguma esperança de conquistar a primeira posição – e, com isso, a qualificação automática para sua primeira Copa do Mundo – a Finlândia chegará à Johan Cruijff ArenA com o peso da história em suas costas.
Os finlandeses sofreram cinco derrotas consecutivas nas eliminatórias contra seus oponentes holandeses neste século, incluindo uma derrota em casa por 2-0 em junho.
Embora terminar em primeiro ainda seja possível, eles jogaram uma partida a mais do que os Países Baixos e a Polônia, sendo que esta última também tem 10 pontos, mas possui uma diferença de gols muito melhor.
O técnico dinamarquês Jacob Friis assumiu o comando dos Corujas em janeiro, e sua equipe começou a qualificação com uma vitória de 1-0 sobre Malta, antes de conquistar quatro pontos em suas próximas três partidas.
Isso trouxe uma precioso segundo lugar – e, portanto, uma vaga nos playoffs – à sua vista, mas a derrota de 3-1 no mês passado em Chorzow permitiu que a Polônia assumisse a segunda posição.
Após também cair para a 71ª posição no ranking mundial da FIFA, a Finlândia apenas superou a Lituânia na quinta-feira, virando o jogo para vencer por 2-1, graças a gols de Benjamin Kallman e Adam Markhiyev.
Notícias do time
Após Koeman escalar Wout Weghorst no ataque contra Malta, já que o artilheiro histórico dos Países Baixos, Memphis Depay, chegou atrasado ao centro de treinamento e não estava em plena forma, essas funções podem ser invertidas neste fim de semana.
O gol salvador nos minutos finais do último convertou em oito as participações de gol dele nesta campanha de qualificação, e ele pode agora se juntar aos companheiros do Liverpool, Jeremie Frimpong e Gakpo.
Koeman deixou vários jogadores de fora de sua convocação este mês – Matthijs de Ligt, Teun Koopmeiners, Sem Steijn e Noa Lang não foram convocados – enquanto o atacante do AZ Alkmaar, Mexx Meerdink, foi chamado para cobrir Weghorst e Depay, mas acabou tendo que se withdraw.
Em 27 aparições como substituto, Donyell Malen marcou 10 gols pelos Oranje – um recorde nacional – e o versátil atacante do Aston Villa oferece a Koeman mais uma opção no terço final do campo.
Enquanto isso, a Finlândia ficará sem o zagueiro titular Robert Ivanov, que recebeu mais um cartão amarelo na quinta-feira e está suspenso.
Os visitantes já estavam sem o capitão Lukas Hradecky e o veterano meio-campista Rasmus Schuller devido a lesão.
Ou o goleiro do Celtic, Viljami Sinisalo, ou Jesse Joronen, do Palermo, substituirão Hradecky no gol, enquanto Joel Pohjanpalo – colega de Joronen na Sicília – deve começar no ataque.
Países Baixos provável escalação inicial:
Verbruggen; Dumfries, Van Hecke, Van Dijk, Van de Ven; Gravenberch, De Jong, Reijnders; Frimpong, Depay, Gakpo
Finlândia provável escalação inicial:
Joronen; Alho, Tenho, Koski, Uronen; Lod, Kairinen, Markhiyev; Kallman, Pohjanpalo, Antman
Um resultado semelhante ao da partida em Helsinque pode ser provável, já que os Países Baixos estão em um nível acima de seus últimos visitantes – mesmo que apenas três pontos separem as equipes.
A Finlândia registrou uma vitória surpreendente sobre a Polônia, mas perdeu 11 vezes desde o início do ano passado e não consegue lidar com a riqueza ofensiva dos Oranje.