As equipes do Real Soc II e Valladolid estão em situações opostas na tabela. A equipe da casa, com 4 vitórias, 3 empates e 7 derrotas, ocupa a 17ª posição, somando apenas 15 pontos. Na última partida, a Real Soc II perdeu para o Castellón fora de casa por 5‑4, depois de vencer o Leganés em casa por 2‑1. Embora os resultados fora de casa sejam desfavoráveis (3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas nos últimos 30 jogos), em casa o time tem sido muito mais forte, com 8 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas. Nos últimos 7 jogos em casa pelo campeonato, manteve 4 vitórias e 3 empates, sendo um total de 15 pontos em 21 possíveis.
Esta equipe ainda se mostra sólida em casa, não tendo perdido os últimos 7 jogos em seu estádio. Apesar de uma defesa que cede gols com frequência, o ataque tem se destacado, marcando gols em 8 das últimas 10 partidas. É importante ressaltar que nunca conseguiu reverter o placar nos 8 jogos em que sofreu o primeiro gol durante a competição, além de ter sofrido a maioria dos gols entre os minutos 76’ e 90’ em seus últimos 8 jogos em casa.
A Real Sociedad B, mesmo após a recente derrota, tem mostrado um desempenho acima das expectativas. A equipe utiliza o esquema 4-2-3-1, com Gorka Carrera sendo o principal atacante e artilheiro da temporada. Os jogadores Dani Díaz, Lander Astiazaran e Gorka Gorosabel têm sido fundamentais, trocando frequentemente de posições e mantendo o time em constante movimento no ataque. É esperado que o técnico tenha todo o elenco disponível para o próximo compromisso.