Roma x Plzen – Notícias e Prováveis Escalações
Retornando à sua mais recente campanha na Liga Europa, a Roma receberá o Viktoria Plzen no Stadio Olimpico na noite de quinta-feira.
Enquanto o time italiano perdeu para o Lille em circunstâncias extraordinárias na segunda rodada, seus colegas tchecos conseguiram uma vitória emphática no primeiro jogo.
Visualização de partida
Frequentes no torneio de segundo escalão da UEFA, a Roma quase viu e fez tudo na Liga Europa, mas ainda conseguiu quebrar novas barreiras ao receber o Lille no início deste mês.
Após estar atrás no placar desde o sexto minuto, os Giallorossi pareciam prontos para garantir um ponto quando foram contemplados com um pênalti no final; mas, apesar de receber duas cobranças adicionais, o goleiro do Lille, Berke Ozer, fez história ao defender três cobranças consecutivas.
O atacante em má fase, Artem Dovbyk, e o destaque da temporada, Matias Soule, foram os responsáveis, enquanto a Roma saiu de mãos vazias de seu segundo jogo consecutivo contra adversários franceses.
Anteriormente, o time da Serie A tinha derrotado o Nice no sul da França, então eles têm três pontos na tabela até agora.
Desde a derrota para o Lille, os homens de Gian Piero Gasperini venceram a Fiorentina e perderam para o Inter de Milão, de um lado e do outro da pausa internacional – a derrota em casa para o Inter na semana passada fez com que eles caíssem para a quinta posição na classificação.
Ainda assim, eles só sofreram três gols na liga até agora, enquanto Gasperini continua a construir sobre o legadoixado pelo ex-técnico Claudio Ranieri.
O vencedor da Liga Europa de 2024 agora pretende conquistar os três pontos na quinta-feira, o que veria a Roma estabelecer um novo recorde ao alcançar 99 vitórias na competição.
Uma das 98 vitórias da Giallorossi até agora foi uma vitória em casa por 4-1 sobre o Viktoria Plzen em novembro de 2016, e o time tcheco também foi derrotado por 5-0 na Liga dos Campeões dois anos depois.
Desta vez, eles chegam à Itália com uma vantagem de um ponto sobre seus ilustres anfitriões, tendo feito um início invicto na fase de grupos.
O empate em 1-1 no jogo de abertura contra o Ferencvaros foi seguido por uma impressionante vitória de 3-0 sobre os campeões suecos em saída, Malmo, que desde então foram sucedidos pelo clube milagroso Mjallby como líderes da Allsvenskan.
Ambas as equipes ficaram reduzidas a 10 jogadores antes que o Malmo tivesse um segundo jogador expulso durante o tempo de compensação do segundo tempo, enquanto Rafiu Durosinmi, do Plzen, registrou seu sexto envolvimento em gols em cinco partidas da Liga Europa.
Após sair da qualificação da Liga dos Campeões antes de fazer um início decepcionante no cenário doméstico, o novo conselho do Viktoria recentemente demitiu Miroslav Koubek e contratou Martin Hysky, mais conhecido por seu trabalho com as equipes de base do Slavia Prague.
Desde a chegada deste último, o Viktoria disputou um dramático empate de 3-3 na Liga Checa contra o Hradec Kralove e, em seguida, uma vitória de 1-0 sobre os Bohemians, com o homem perigo Durosinmi balançando as redes em ambas as ocasiões.
Notícias do time
O técnico da Roma, Gasperini, parece ter perdido a confiança em seus centroavantes, optando por escalar Paulo Dybala como um falso nove no último fim de semana.
O último gol de Evan Ferguson no nível de clubes foi há um ano – embora ele tenha marcado três nos últimos quatro jogos da República da Irlanda – enquanto Dovbyk marcou apenas uma vez na Serie A e perdeu um pênalti crucial contra o Lille.
Permanecem dúvidas sobre como ‘Gasp’ se sairá, mas o ataque dos anfitriões pode ser fortalecido por uma primeira escalação do reforço por empréstimo Leon Bailey. O internacional jamaicano não começava uma partida de clube desde março, tendo sido impedido por lesões, mas agora está totalmente recuperado e fez uma participação animada contra o Inter.
Enquanto o ala espanhol Angelino é a única dúvida do time da casa, devido a bronquite, o Viktoria Plzen certamente estará sem o zagueiro iraquiano Merchas Doski, que deve cumprir suspensão por ter recebido cartão vermelho na última partida.
Jan Kopic e Jiri Panos também devem perder o jogo de quinta-feira, no qual ou Prince Kwabena Adu ou Durosinmi devem liderar o ataque dos visitantes.
Amar Memic e o experiente atacante Matej Vydra – que abriu o placar contra o Malmo – devem fornecer apoio ao atacante isolado.
Roma provável escalação inicial:
Svilar; Celik, Mancini, Ndicka; Rensch, Cristante, El Aynaoui, Tsimikas; Bailey, Baldanzi; Dovbyk
Viktoria Plzen provável escalação inicial:
Jedlicka; Jemelka, Dweh, Spacil; Valenta, Souare, Cerv, Havel; Memic, Vydra; Durosinmi
A história sugere fortemente uma vitória em casa: a Roma não perdeu jogos europeus consecutivos no Olimpico desde 2014, enquanto nunca fez isso na Liga Europa.
Por outro lado, o Plzen venceu apenas dois – e perdeu mais da metade – de suas últimas 20 partidas fora de casa nesta competição, e essa tendência pode continuar na quinta-feira.