Roma x Napoli – Notícias e Prováveis Escalações
A surpreendente líder da Serie A, Roma, receberá os atuais campeões Napoli em um confronto de domingo à noite, enquanto os dois clubes do sul se enfrentam no Stadio Olimpico.
Após vitórias no meio da semana na Europa, o primeiro Derby del Sole da temporada vem com ambos os clubes desafiando pelo Scudetto.
Visualização de partida
Após 12 rodadas, a Roma ocupou a liderança da Serie A pela primeira vez em mais de uma década, com dois pontos de vantagem sobre os rivais mais próximos, Napoli e AC Milan.
A derrota de 3-1 para a Cremonese na semana passada – com mais um gol do influente armador Matias Soule – fez com que fosse a terceira vitória consecutiva em todas as competições, e os homens de Gian Piero Gasperini aumentaram essa contagem na quinta-feira.
O vencedor de 2024 viu seu time vencer os antigos líderes da Europa League, Midtjylland, por 2-1 em Roma, mantendo-os na busca por uma desejada classificação entre os oito melhores com três jogos restantes.
Especialistas em manter uma vantagem, a Roma também marcou o primeiro gol em oito de suas nove vitórias em casa nesta temporada, e tal registro foi construído com base em uma defesa sólida.
Os Giallorossi só sofreram seis gols na Serie A até agora – sua menor contagem após 12 jogos desde 2013 – e o último time com um registro melhor neste estágio foi o Napoli na campanha de 2021-22.
Agora, a Roma deve tentar manter seus equivalentes campanianos – e prováveis rivais pelo título – à distância, evitando ao menos a derrota no domingo. No entanto, o clube da capital venceu apenas duas das últimas nove partidas entre as equipes no Stadio Olimpico.
Na verdade, em casa ou fora, o Napoli foi derrotado apenas uma vez em seus últimos 11 jogos da Serie A contra a Roma, com a única exceção ocorrendo em dezembro de 2023.
Logo antes de um Derby del Sole de alta tensão, os Partenopei parecem ter reencontrado seu brilho, após uma mudança de formação e de pessoal pelo frustrado técnico Antonio Conte.
Seu elenco campeão do Scudetto, complementado por várias contratações de verão, estava lutando para encontrar o topo da forma, mas foram impressionantes na vitória de 3-1 sobre a Atalanta na semana passada, com David Neres marcando dois gols.
Então, no confronto da terça-feira na Liga dos Campeões com o Qarabag, os homens de Conte puderam até desperdiçar um pênalti, enquanto o estrela Scott McTominay os conduziu a uma vitória de 2-0, apesar de Rasmus Hojlund ter perdido a cobrança.
No entanto, antes de se dirigirem à ‘Cidade Eterna’, o Napoli perdeu três de suas últimas quatro partidas na Serie A fora de casa – e cinco dos últimos seis no total.
Além de estar incomumente vulnerável na defesa, seu gol mais recente fora de casa em jogo aberto continua sendo a finalização de Hojlund contra a Fiorentina em setembro. Portanto, resta saber se seu renascimento pode continuar em Roma.
Notícias do time
Após as boas notícias sobre o retorno de Paulo Dybala e Leon Bailey de lesões na quinta-feira, a Roma agora tem preocupações sobre a dupla de meio-campistas Neil El Aynaoui (joelho) e Manu Kone (tornozelo).
Ambos sofreram entorses que os deixam em dúvida para a partida de domingo; Angelino e Artem Dovbyk já estão fora.
Na ausência do último, Dybala ou Evan Ferguson liderarão o ataque do anfitrião: o último finalmente encerrou sua seca de gols de um ano no clube na semana passada.
Soule é o artilheiro da Roma na Serie A, com quatro gols, empatado com os jogadores do Napoli, Frank Anguissa e Kevin De Bruyne, ambos atualmente lesionados.
A lista de desfalques dos visitantes também inclui Billy Gilmour – que deve passar por cirurgia na virilha – Miguel Gutierrez, Romelu Lukaku e o goleiro Alex Meret, mas Leonardo Spinazzola pode ser considerado apto para enfrentar seu antigo clube.
Provavelmente continuando em sua nova formação 3-4-2-1 – um favorito tradicional do Conte – o Napoli deve manter Hojlund na frente; o companheiro de ataque Lorenzo Lucca ainda não encontrou seu ritmo desde que se juntou ao Udinese.
Roma provável escalação inicial:
Svilar; Mancini, Ndicka, Hermoso; Celik, Cristante, Kone, Wesley; Soule, Pellegrini; Dybala
Napoli provável escalação inicial:
Milinkovic-Savic; Beukema, Rrahmani, Buongiorno; Di Lorenzo, Lobotka, McTominay, Olivera; Neres, Lang; Hojlund
Roma e Napoli são duas das apenas três equipes que ainda não perderam um único ponto em posições de liderança na Serie A.
Portanto, marcar o primeiro gol será crucial neste fim de semana, quando os campeões italianos podem ultrapassar seus anfitriões com uma vitória contundente.

