Roma x Torino – Notícias e Prováveis Escalações
Disputando uma vaga nas quartas de final da Coppa Italia, Roma e Torino se enfrentarão em um confronto de oitavas de final na noite de terça-feira.
Enquanto o Toro já passou por duas rodadas, seus anfitriões ainda não começaram a campanha na copa desta temporada – agora, as duas equipes devem lutar para enfrentar o Inter de Milão no próximo mês.
Visualização de partida
Quase 18 anos se passaram desde que a Roma levantou pela última vez a Coppa Italia, e o clube da capital não avançou além das quartas de final desde 2017.
Embora apenas os dois clubes de Milão e a Juventus tenham chegado às semifinais com mais frequência, os Giallorossi não têm impressionado recentemente na competição nacional da Itália – apesar de terem chegado a duas finais da UEFA.
No ano passado, a Roma foi eliminada nas quartas de final pelo AC Milan, mas com o vencedor da Europa League, Gian Piero Gasperini, agora no comando, eles miram um caminho mais profundo, tendo recebido um bye para as oitavas de final.
A equipe de Gasperini entra neste confronto após registrar suas primeiras vitórias consecutivas na liga desde novembro, com vitórias 2-0 sobre Lecce e Sassuolo.
Contra o último, Matias Soule assistiu o gol de cabeça de Manu Kone no final antes de marcar ele mesmo alguns minutos depois, enquanto a Roma momentaneamente subiu para a terceira posição na tabela da Série A – embora tenha jogado mais partidas do que seus rivais.
Após registrar mais um jogo sem sofrer gols, eles ainda estão na rota para um tão aguardado retorno à Liga dos Campeões, enquanto o troféu ainda está em disputa na Europa League e na Coppa Italia.
Embora a Roma pareça ter se recuperado uma queda no final de 2025, o Torino ainda pode seguir para o sul com lembranças recentes de sucesso no Stadio Olimpico: o gol de Giovanni Simeone no segundo tempo separou as equipes em setembro, enquanto o Toro infligiu uma rara derrota em casa aos anfitriões.
Desde então, o sucesso tem sido mais difícil para os homens de Marco Baroni, que estão atolados no meio da tabela após perder jogos consecutivos na liga.
Somente dias após cair para o Udinese por 2-1, o Granata perdeu por 2-0 para o Atalanta BC no final de semana: após sofrer um gol em um escanteio cedo em Bergamo, Simeone perdeu a melhor oportunidade de igualar, antes de serem golpeados com um contra-ataque tardio.
Um total de 32 gols sofridos em 20 partidas da Série A conta a história de suas dificuldades defensivas sob Baroni, cujo reinado intermitente começou com uma vitória na copa em agosto.
Após uma saída precoce para o Empoli na temporada passada, os cinco vezes vencedores da Coppa Italia avançaram da primeira rodada com uma vitória de 1-0 sobre o Modena, antes de vencer o Pisa pelo mesmo placar na segunda rodada.
Vários meses depois, o Torino finalmente retorna à sua campanha na Coppa, com o primeiro de dois jogos contra a Roma em um espaço de cinco dias.
Notícias do time
Ambos os treinadores devem fazer alterações na copa, antes do encontro da liga no domingo em Turim.
Gasperini pode convocar Bryan Cristante após o meio-campista da Roma cumprir uma suspensão de um jogo no final de semana, mas os Giallorossi ainda estão sem vários jogadores.
Artem Dovbyk, Leon Bailey e Lorenzo Pellegrini estão fora por lesão, enquanto a estrela de Marrocos Neil El Aynaoui está na Copa Africana de Nações; o zagueiro marfinense Evan Ndicka deve retornar da AFCON, mas pode não estar envolvido.
Como Evan Ferguson foi forçado a sair após uma lesão contra o Sassuolo, ainda não se sabe quem começará no ataque para os anfitriões, e a seleção também é incerta no ataque do Torino.
Todos no banco no sábado, Simeone, Alieu Njie e Che Adams tentarão desbancar Duvan Zapata e Cyril Ngonge, ambos que começaram em Bergamo.
Baroni estará sem Ivan Ilic, Marcus Pedersen e Perr Schuurs, enquanto Adam Masina ainda está com Marrocos, mas Cesare Casadei – que marcou o gol da vitória na segunda rodada contra o Pisa – está disponível após cumprir suspensão.
Roma provável escalação inicial:
Svilar; Mancini, Ziolkowski, Ghilardi; Rensch, Cristante, Pisilli, Tsimikas; Soule, El Shaarawy; Ferguson
Torino provável escalação inicial:
Israel; Tameze, Maripan, Coco; Aboukhlal, Anjorin, Ilkhan, Vlasic, Biraghi; Njie, Simeone
Mesmo sem jogadores chave, a Roma manteve um dos melhores registros defensivos da Europa, então eles podem manter mais um jogo sem sofrer gols contra um Torino inconsistente.
Preparando um confronto nas quartas de final contra o Inter, os Giallorossi farão valer a vantagem de jogar em casa na copa, antes de viajar a Turim para o confronto da Série A no domingo.


