Salzburg x Porto – Notícias e Prováveis Escalações
Red Bull Salzburg e Porto se encontrarão pela primeira vez no cenário europeu, enquanto ambas as equipes iniciam sua campanha na Liga Europa com um confronto na Red Bull Arena na quinta-feira.
Os anfitriões participam da competição pela 12ª vez, enquanto recebem os campeões de 2010-11, que estão entrando em sua oitava campanha.
Visualização de partida
Um segundo lugar na primeira divisão austríaca em 2024-25 fez com que o Salzburg caísse na segunda rodada de qualificação da Liga dos Campeões, onde avançou confortavelmente contra o time norueguês Brann.
No entanto, as esperanças do Die Roten Bullen de uma sétima aparição consecutiva na elite foram frustradas pelo clube belga Club Brugge, forçando-os a cair para a Liga Europa.
De volta ao torneio pela primeira vez desde 2018-19, os Red Bulls, que não conseguiram avançar além da fase de grupos na última UCL, estarão ansiosos para evitar outra eliminação precoce e se apoiarão em seus começos positivos na segunda competição mais importante da Europa.
A equipe austríaca conquistou todos os pontos em todos os seis jogos do grupo em sua última campanha na Europa, estendendo sua sequência invicta para 15 partidas na fase de abertura (V11, E4).
Manter essa sequência viva dependerá de os homens de Thomas Letsch conseguirem se recuperar de sua atual fase ruim, já que não venceram nos últimos três jogos (E1, D2), incluindo uma derrota em casa por 2-0 para o Sturm Graz no último final de semana.
Isso realmente não estabelece o tom certo para os Red Bulls antes de quinta-feira, especialmente porque perderam no último encontro com uma equipe portuguesa, caindo por 3-1 para o Benfica na Liga dos Campeões em 2023.
Em contraste, o Porto teve um histórico dominante contra adversários austríacos na Europa, vencendo cinco e empatando um de seus seis jogos desse tipo.
Os Dragões têm todas as razões para se confiarem a continuar essa boa sequência, dado seu desempenho impressionante nesta temporada com seis vitórias consecutivas, sendo a mais recente um sucesso por 3-0 contra o Rio Ave, que os deixou no topo da primeira divisão portuguesa.
O Porto parece revitalizado sob o comando Françasco Farioli, que instilou a crença de que os Azuis e Brancos podem lutar pelo título após terminar em terceiro lugar na última temporada, o que deixou apenas uma vaga direta para a Liga Europa.
Embora cheguem ao confronto de quinta-feira com moral, a atuação fora de casa dos Dragões na competição continua preocupante, com 10 derrotas em seus últimos 17 jogos fora de casa, sendo a mais recente uma derrota por 3-2 contra a Roma nos playoffs de mata-mata da última temporada que encerrou sua jornada.
Notícias dos times
O Salzburg entra neste jogo com várias lesões no joelho na equipe, com o atacante Karim Konate, o meio-campista John Mellberg e o zagueiro Takumu Kawamura todos fora de combate.
O meio-campista defensivo Soumaila Diabate recebeu cartão vermelho na derrota para o Sturm Graz no último final de semana, mas sua expulsão não afetará esta partida, pois ele não está na lista de suspensão da UEFA.
Letsch pode voltar à sua formação preferida 4-2-2-2, após sua formação 4-2-3-1 ter sido insuficiente na última vez, com Petar Ratkov e Yorbe Vertessen, que têm seis gols cada nesta temporada, esperados para liderar o ataque mais uma vez.
O Porto estará sem Stephen Eustaquio, já que o meio-campista cumpre suspensão por seu cartão vermelho na partida dos playoffs contra a Roma.
Pablo Rosario impressionou em uma função improvisada de lateral-direito na ausência da dupla lesionada Alberto Costa e Martim Fernandes, e o meio-campista deve continuar nesta posição após coroar sua exibição defensiva com um gol no final de semana.
Com a chegada de Luuk de Jong fora novamente contra o Rio Ave, Samu Omorodion é quase certo de liderar o ataque após marcar na última vez e aumentar seu total para quatro gols nesta temporada.
O atacante espanhol marcou seis em nove aparições na Liga Europa pelo Porto na última temporada e entrará no confronto de quinta-feira buscando aumentar sua contagem na competição.
Red Bull Salzburg provável escalação inicial:
Schlager; Lainer, Schuster, Rasmussen, Kratzig; Bidstrup, Diabate, Kitano, Kjaergaard; Ratkov, Vertessen
Porto provável escalação inicial:
Costa; Rosario, Bednarek, Kiwior, Moura; Froholdt, Varela, Veiga; Pepe, Samu, Sainz
O pobre histórico do Porto fora de casa na Liga Europa persiste, mas a história dos Dragões contra adversários austríacos e seu início explosivo na temporada os torna favoritos para levar todos os pontos na quinta-feira.