Santa Clara x Porto – Notícias e Prováveis Escalações
O Santa Clara em dificuldades enfrenta um começo desafiador no novo ano ao receber o líder da Primeira Liga, Porto, no Estádio de São Miguel no domingo, para uma partida da rodada 17.
Os açorianos não conseguiram vencer nenhum dos seus últimos três jogos em 2025 (D1, L2), enquanto os Dragões chegam em forma explosiva, tendo registrado vitórias em seis jogos consecutivos em todas as competições.
Visualização de partida
O futebol é um jogo de surpresas, mas poucos teriam apostado que o red-hot Porto deixaria pontos para trás contra o AVS, lanterna da tabela, quando as equipes se encontraram no Estádio do Dragão em seu último jogo da liga de 2025, e como esperado, os líderes da liga cuidaram do negócio.
No entanto, não foi a apresentação mais fluida dos homens de Françasco Farioli, que só encontraram seu ritmo após o intervalo, com Samu Omorodion rompendo o zero no 47º minuto antes de completar seu bracelete a partir da marca do pênalti no 64º.
Esse resultado estendeu a sequência de vitórias do Porto para seis partidas em todas as competições, uma sequência que inclui uma vitória na Taça da Liga sobre o Famalicão e uma vitória na Liga Europa contra o Malmo para manter seu lugar entre os oito primeiros; a única mancha em suas últimas 11 saídas veio em uma derrota na Taça da Liga para o Vitória de Guimarães.
No campeonato, os Dragões têm se mostrado quase perfeitos, acumulando pontos máximos em 15 de suas 16 partidas da Primeira Liga até agora, apenas perdendo pontos contra o Benfica de José Mourinho no oitavo dia de jogo.
Com cinco pontos de vantagem no topo da primeira divisão portuguesa entrando nesta rodada, os Azuis e Brancos esperam que o segundo colocado Sporting Lisboa tenha um tropeço contra o Gil Vicente na sexta-feira antes de buscar ampliar sua vantagem dois dias depois.
Enquanto isso, o Santa Clara está focado em se afastar da zona de perigo, com os homens de Vasco Matos sentando apenas dois pontos acima da vaga de repescagem, após coletar 16 pontos em 15 partidas (V4, E4, D7).
Os açorianos têm lutado para igualar a impressionante quinta colocação da temporada passada, com sua campanha mais uma vez prejudicada pela inconsistência, tendo visto períodos encorajadores serem interrompidos repetidamente por sequências sem vitórias.
A mais recente seca do Santa Clara viu uma derrota na prorrogação na Taça de Portugal para o Sporting, intercalada entre uma derrota por 1 a 0 no Braga e um empate sem gols com o Arouca na última partida.
A falta de eficiência tem sido central para seus problemas, com os açorianos marcando apenas 11 gols na liga nesta temporada – um total que só é melhor do que o do Tondela, em 17º lugar – embora tenham se mantido relativamente sólidos na defesa, sofrendo 15 gols.
A forma em casa também tem sido irregular, com apenas três vitórias em oito jogos da Primeira Liga no Estádio de São Miguel (E2, D3), um retorno que oferece pouca esperança antes da visita de um Porto que venceu seis dos últimos sete encontros na elite neste local.
Notícias do time
O Santa Clara ficará sem Diogo Calila, que está em compromisso internacional com Moçambique na Copa Africana de Nações, enquanto Serginho cumprirá suspensão após receber seu quinto cartão amarelo na campanha da liga na última vez que jogou.
Pedro Pacheco continuará sua longa recuperação de uma lesão no ligamento cruzado, embora Vinicius Lopes tenha retornado uma ausência de quatro jogos com uma breve participação na última vez e possa jogar novamente.
O zagueiro MT foi forçado a sair na partida anterior e permanece como dúvida, com Adriano Firminho também sendo monitorado após sair mancando na mesma partida, enquanto Matheus Pereira completou uma transferência para o Toronto FC da MLS e não estará envolvido.
O Porto, por sua vez, se reforçou na janela de inverno com o retorno do veterano defensor Thiago Silva, embora este confronto deva chegar cedomais para o ex-jogador do Chelsea.
O goleiro Diogo Costa foi forçado a sair contra o AVS, levantando dúvidas sobre sua disponibilidade, com Claudio Ramos provavelmente assumindo o gol caso o internacional português seja descartado.
Os desfalques confirmados incluem Luuk de Jong (joelho), Nehuen Perez (ruptura do tendão de Aquiles) e Tomas Perez (tendão de Aquiles), enquanto Zaidu Sanusi permanece com a Nigéria na AFCON.
Santa Clara provável escalação inicial:
G Batista; Venancio, Lima, Rocha; L Soares, Firmino, Ferreira, P Victor, Wendell; Brenner, G Silva
Porto provável escalação inicial:
C Ramos; Fernandes, Kiwior, Bednarek, Moura; Froholdt, Rosario, Mora; Pepe, Samu, Sainz
O Porto possui o melhor registro defensivo da liga, com 12 jogos sem sofrer gols em 16 partidas, e não seria surpresa se eles deixassem o Santa Clara, que tem lutado por gols, sem marcar.
Os Dragões também venceram todos os oito de seus jogos fora de casa nesta temporada, e esperamos que essa impressionante sequência continue no domingo.


