Shelbourne x Crystal Palace – Notícias e Prováveis Escalações
Buscando aumentar suas esperanças de qualificação para as oitavas de final da Conference League, o Crystal Palace viaja a Dublin para enfrentar o Shelbourne no Estádio Tallaght na noite de quinta-feira.
Tanto as Águias quanto os Vermelhos buscam retornar ao caminho das vitórias em seu penúltimo confronto da Fase de Liga, após sofrerem derrotas para Strasbourg e AZ Alkmaar, respectivamente, na quarta rodada.
Visualização de partida
O Crystal Palace começou um apressado calendário de dezembro de forma positiva, celebrando vitórias seguidas na Premier League fora de casa sobre Burnley e Fulham em apenas quatro dias, vencendo o último por 2-1 no Craven Cottage no último domingo.
O capitão Marc Guehi marcou um gol de cabeça no minuto 87 para ajudar as Águias a garantir três pontos valiosos e subir à quarta posição da tabela da Premier League. Sua marca de 26 pontos nas primeiras 15 partidas é a melhor da história do clube neste estágio de uma temporada da primeira divisão e os torna fortes candidatos à qualificação para a Liga dos Campeões.
Os vencedores da FA Cup da última temporada têm alternado entre altos e baixos na Conference League até agora, fazendo uma sequência de vitórias e derrotas em suas quatro primeiras partidas em sua campanha de estreia na Europa. O Palace atualmente está na 18ª posição na tabela de 36 equipes, mas a apenas dois pontos do top 8, com jogos contra Shelbourne e KuPS restantes.
As Águias sofreram uma derrota em sua última partida europeia fora de casa há duas semanas, quandoixaram escapar uma vantagem de um gol no intervalo para perder por 2-1 para o Strasbourg, com o técnico Oliver Glasner lamentando as oportunidades perdidas de sua equipe – notadamente dois chutes na trave – no terço final.
O Palace é atualmente o favorito das casas de apostas para ganhar a Conference League nesta temporada e se tornar o terceiro clube inglês a vencer a competição, após os londrinos West Ham United (2023) e Chelsea (2025), mas Glasner sentirá que sua equipe não pode se dar ao luxo de perder pontos contra o Shelbourne se desejar se aproximar da qualificação para as oitavas de final.
Desde que se tornou apenas o segundo clube irlandês a alcançar a fase de grupos da UEFA, o Shelbourne teve um início sem vitórias em sua estreia na Conference League (D1 L3) e é o único time nesta temporada que ainda não marcou um único gol nas quatro primeiras partidas.
Um empate sem gols com o BK Hacken na primeira rodada foi seguido por três derrotas consecutivas para Shkendija (1-0), Drita (1-0) e AZ Alkmaar (2-0), sendo que a derrota para este último há duas semanas deixou o time na 34ª posição na tabela de 36 equipes e quatro pontos atrás das vagas de playoff, com apenas duas partidas restantes para jogar.
O Shelbourne não tem competidosde aquela derrota para o AZ, pois sua campanha nacional foi encerrada no início de novembro, com o time de Joey O’Brien terminando em terceiro lugar, sete pontos atrás dos campeões da League of Irlanda Premier Division, Shamrock Rovers, um ano após vencer seu sétimo título.
Com a temporada de 2026 começando em fevereiro, os Vermelhos estão agora focados totalmente em resgatar algo positivo de sua campanha na Conference League, começando com a audaciosa tentativa de superar o Crystal Palace em casa e se tornar o primeiro clube da League of Irlanda a vencer um adversário inglês na 28ª tentativa.
Notícias do time
O Shelbourne terá o empréstimo de James Norris, do Liverpool, disponível para seleção após ele cumprir uma suspensão de um jogo contra o AZ Alkmaar, com o jovem de 22 anos em condições de ser convocado para uma defesa de cinco atletas.
Jack Henry-Francis, uma contratação de verão do Arsenal, espera manter seu lugar no meio-campo ao lado JJ Lunney e Kerr McInroy, enquanto O’Brien avaliará se começa Mipo Odubeko ou John Martin ao lado Harry Wood no ataque.
Quanto ao Crystal Palace, Daniel Munoz perdeu a vitória sobre o Fulham no último fim de semana devido a uma lesão no joelho e Glasner espera que o ala direito possa retornar contra o Manchester City neste fim de semana, sugerindo que uma aparição contra o Shelbourne não está nos planos.
Ismaila Sarr está desfalque enquanto continua a se recuperar de uma lesão no tornozelo antes de partir para a Copa Africana de Nações com Senegal, enquanto Cheick Doucoure (joelho), Caleb Kporha (costas), Rio Cardines (virilha) e Chadi Riad (joelho/condição física) também estão indisponíveis.
Glasner deve dar um novo fôlego a sua equipe em pelo menos algumas posições, com Jaydee Canvot, Borna Sosa, Will Hughes, Jefferson Lerma e Justin Devenny todos em condições de retornar à equipe titular.
Shelbourne provável escalação inicial:
Speel; Mbeng, Barrett, Ledwidge, Norris, Kelly; Henry-Francis, Lunney, McInroy; Wood, Odubeko
Crystal Palace provável escalação inicial:
Henderson; Canvot, Lacroix, Guehi; Clyne, Lerma, Hughes, Sosa; Devenny, Pino; Nketiah
Ambas as equipes estarão motivadas para o confronto de quinta-feira, que é importante para ambos os lados em sua busca pela qualificação para as oitavas de final, mas é difícil imaginar uma vitória fora de casa nesta ocasião, com o Crystal Palace possuindo qualidade suficiente para superar um time do Shelbourne que tem dificuldade em marcar gols.

