Sporting Lisbon x Casa Pia – Notícias e Prováveis Escalações
O Sporting Lisboa busca se recuperar da decepção da semana passada ao receber o Casa Pia no Estádio José Alvalade para o jogo de abertura da rodada 18 da Primeira Liga na sexta-feira.
Rui Borges viu a jornada de sua equipe na Taça da Liga chegar ao fim na fase de semifinais após uma derrota por 2-1 para o Vitória de Guimarães, e agora a atenção se volta novamente para a liga contra os visitantes se ajustando à vida sob um novo treinador.
Visualização de partida
O Sporting viu os sonhos de alcançar a final da Taça da Liga em temporadas consecutivas se desvanecerem rapidamente, já que o gol inaugural de Luis Suarez foi revertidopois que eles sofreram dois gols no tempo de acréscimo em rápida sucessão.
Esse resultado significa que os Leões ainda não registraram uma vitória em suas duas partidas de 2026, tendo também empatado em 1-1 com o Gil Vicente, deixando-os em segundo lugar na tabela da Primeira Liga e a consideráveis sete pontos do topo na metade da campanha.
Com as ambições de um terceiro título consecutivo começando a se dissipar, os campeões reinantes buscam reacender a fé ao menos temporariamente antes que o Porto, líder da competição, enfrente um teste complicado fora de casa contra um time do Vitória animado pela sua conquista na Taça da Liga.
Cuidar do próprio lado não deve ser uma grande preocupação para o Sporting, que só perdeu pontos contra equipes atualmente dentro do top cinco, tendo todas as 13 vitórias na liga vindo times fora dessa faixa.
Isso inclui uma vitória por 2-0 sobre o Casa Pia no jogo de ida, significando que os Leões venceram os últimos oito encontros entre as equipes, e o foco pode estar em quão convincente pode ser a vitória de sexta-feira, especialmente já que suas últimas quatro partidas em casa na liga terminaram com vitórias sem sofrer gols e por margens amplas.
Um batismo de fogo certamente aguarda Alvaro Pacheco, que foi nomeado treinador do Casa Pia no dia 8 de janeiro após o clube romper com o treinador interino Goncalo Brandao devido a uma série de resultados ruins.
Os Gansos entram no confronto de sexta-feira com apenas uma vitória nas últimas sete partidas (D2, L4), sequência que também inclui uma decepcionante eliminação na Taça de Portugal em casa para o Torreense, com os demais resultados vindo da liga.
A partida mais recente do Casa Pia foi uma derrota por 3-1 para o Rio Ave em seu primeiro jogo de 2026, deixando os Os Gansos na 15ª posição na tabela, acima da zona do playoff de rebaixamento apenas por conta de um melhor confronto direto com Arouca, em 16º lugar.
Embora até mesmo um raro ponto na sexta-feira ajudaria na busca pela sobrevivência, as vulnerabilidades fora de casa levantam dúvidas, com os Gansos perdendo cinco de suas nove partidas fora na Primeira Liga nesta temporada (W3, D1).
O Casa Pia também tem lutado para encontrar equilíbrio em ambas as extremidades do campo, marcando 17 gols enquanto sofreu 32, com apenas AVS (43) e Arouca (44) tendo sofrido mais, um recorde que pouco inspira confiança contra uma equipe do Sporting que marcou 47 vezes, o recorde da liga.
Notícias do time
A derrota do Sporting na Taça da Liga para o Vitória veio com uma carga extra, já que o atacante Fotis Ioannidis e o defensor Eduardo Quaresma foram forçados a sair machucados, com o primeiro sendo dúvida e o último descartado após passar por cirurgia.
Zeno Debast, Nuno Santos, Geovany Quenda, Ricardo Mangas, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves também devem continuar fora por conta de lesão.
Maximiliano Araujo e o capitão Morten Hjulmand estão indisponíveis devido a suspensão após acumularem cartões, embora Gonçalo Inácio deva retornar após cumprir sua suspensão de um jogo na copa.
O ponta Geny Catamo e o defensor Ousmane Diomande devem voltar ao elenco após as respectivas eliminações de Moçambique e Costa do Marfim na Copa Africana de Nações.
Suarez marcou oito vezes em suas últimas seis aparições e buscará continuar essa impressionante sequência na sexta-feira, enquanto visa acrescentar aos seus 15 gols na liga nesta temporada.
O Casa Pia também ficará sem André Geraldes, que está suspenso após receber o seu quinto cartão na campanha na derrota para o Rio Ave.
Kiki Silva (joelho) e Max Svensson (músculo) estão fora por lesão, enquanto Kaique Rocha pode perder a sétima partida consecutiva, e Duplexe Tchamba também deve ficar fora pela quarta vez seguida após sair mancando contra o Torreense.
O novo treinador Pacheco deve introduzir suas próprias ideias, mas parece quase certo que Cassiano começará no ataque, com ambas as partes buscando reacender uma parceria formada anteriormente em Vizela e Estoril Praia.
Sporting Lisboa provável escalação inicial:
Silva; Vagiannidis, Diamonde, Inácio, Ries; Simões, Morita; Catamo, Trincão, A Santos; Suarez
Casa Pia provável escalação inicial:
Sequeira; Conte, Fonte, Sousa, Larrazabal; Brito, Nhaga; Livolant, Oukili, Nsona; Cassiano
Essa parece ser uma tarefa simples para o Sporting, que estará ansioso para responder de forma enfática ao revés na Taça da Liga, enquanto o Casa Pia continua sem confiança e ainda se ajustando sob a nova liderança.
Portanto, uma vitória convincente em casa é esperada, potencialmente acompanhada por mais um jogo sem sofrer gols, como foi o caso nas últimas quatro partidas da liga dos anfitriões no José Alvalade.

