Letônia x Inglaterra – Notícias e Prováveis Escalações
O Estádio Daugava em Riga pode ser o local da festa de qualificação da Inglaterra para a Copa do Mundo 2026 na terça-feira, enquanto os Três Leões enfrentam a Letônia em seu sexto jogo do Grupo K.
Os homens de Thomas Tuchel garantirão a primeira colocação com uma vitória contra os 11 Lobos, que entram na disputa com uma miserável sequência de seis jogos sem vencer.
Visualização de partida
Tuchel tem acumulado vitórias nas eliminatórias desde que herdou o trono da Inglaterra de Sir Gareth Southgate, mas o ex-técnico do Chelsea e Paris Saint-Germain marcou mais um item na lista da seleção nacional na quinta-feira, ao supervisionar seu primeiro triunfo amistoso.
Quanto menos se falar sobre o primeiro jogo de exibição de Tuchel contra Senegal, melhor, mas os Três Leões detonaram os vizinhos País de Gales em apenas 20 minutos durante a semana, com Morgan Rogers, Ollie Watkins e Bukayo Saka fazendo a rede balançar em uma vitória tranquila de 3-0.
A Inglaterra poderia e provavelmente deveria ter derrotado os homens de Craig Bellamy por um placar maior, mas os vice-campeões da Euro 2024 podem ser perdoados por conservar energia no segundo tempo, especialmente porque o jogo de terça-feira pode ser o momento decisivo para garantir sua vaga obrigatória na Copa do Mundo.
Graças à derrota da Sérvia para a Albânia no sábado, a Inglaterra garantirá seu ingresso para a América do Norte com uma vitória em Riga, já que os visitantes estão quatro pontos à frente da Albânia com um jogo a menos e oito pontos melhor que a Sérvia com o mesmo número de partidas.
Ainda sem sofrer um gol nas Eliminatórias da Copa do Mundo, a Inglaterra é o único time em qualquer um dos grupos da UEFA com um recorde defensivo perfeito, portanto, as expectativas da Letônia devem ser baixas enquanto se preparam para receber os Três Leões pela primeira vez.
Ainda não se classificando para a Copa do Mundo como uma nação independente e com apenas uma aparição na Euro – uma eliminação na fase de grupos em 2004 – a espera dos 11 Lobos por um ingresso para o encontro global quadrienal certamente continuará.
Os homens de Paolo Nicolato têm apenas uma vitória a mostrar em seus seis jogos de abertura do Grupo K e, assim como a Inglaterra, tiveram dificuldades contra Andorra no sábado, mas enquanto os Três Leões ao menos cumpriram o dever, a Letônia só conseguiu um decepcionante ponto.
Andorra havia perdido cada um de seus primeiros cinco jogos na seção antes de ir para Riga, mas o time lanterna do grupo segurou os homens de Nicolato a um respeitável empate de 2-2, um que deixou a Letônia em quarto lugar, a seis pontos do playoff, com apenas dois jogos restantes.
Os anfitriões, portanto, precisam vencer suas duas partidas restantes, torcer para que a Albânia perca as duas suas e também fazer a diferença de gols se forem se infiltrar na segunda colocação, mas tendo conquistado apenas uma vitória em 12 partidas nos últimos 12 meses, essa série de eventos é fantasiosa.
Para piorar a situação da Letônia, eles foram derrotados em 14 jogos consecutivos contra seleções do top-10, com um incrível placar agregado 41-1, e a Inglaterra venceu confortavelmente por 3-0 quando as equipes se enfrentaram em Wembley sete meses atrás.
Notícias da equipe
O capitão da Inglaterra, Harry Kane, foi restrito a uma observação contra o País de Gales, já que Tuchel não correu riscos com seu capitão após uma lesão no tornozelo, mas o alemão disse antes dessa vitória que estava “convencido” de que o atacante estaria pronto para terça-feira.
O mesmo não pode ser dito para o defensor do Bayer Leverkusen, Jarell Quansah, que se retirou da seleção como medida preventiva devido a uma lesão não especificada, mas Tuchel, de outra forma, tem a mesma seleção de talentos à sua disposição.
O técnico visitante não deve fazer muitas mudanças com a qualificação ao alcance, mas Kane e Marcus Rashford – este último podendo entrar no lugar de Anthony Gordon – podem renovar o ataque dos Três Leões em Riga.
No que diz respeito à Letônia, Nicolato deve ter o mesmo complemento de jogadores disponíveis a ele do empate contra Andorra, mas o atacante chave Roberts Uldrikis e o meio-campista do Aberdeen Kristers Tobers estão ausentes devido a lesões.
O treinador dos 11 Lobos tomou uma decisão drástica no intervalo contra Andorra, fazendo nada menos que três alterações na pausa, e um dos jogadores sacrificados foi o atacante do Atlético de Madrid B, Dario Sits.
O jovem de 21 anos agora corre o risco de ser substituído pelo muito mais experiente Janis Ikaunieks, que ao lado VladislaxGutkoxis é o artilheiro ativo mais alto na seleção dos anfitriões com 12 gols.
Letônia provável escalação inicial:
Zviedris; Savalnieks, Balodis, Cernomordijs, Jurkoxis, Ciganiks; Zelenkox Varslavans; Ikaunieks; Gutkoxis, Sits
Inglaterra provável escalação inicial:
Pickford; Konsa, Guehi, Stones, Spence; Anderson, Rice; Saka, Rogers, Rashford; Kane
Após serem encontrados em dificuldades no ataque contra Andorra, a Inglaterra soltou os freios em seus últimos dois amistosos e deve garantir a primeira colocação sem complicações na terça-feira.
A Letônia, ao sofrer duas vezes de um time historicamente fraco como Andorra, representa um perigo para os anfitriões, que certamente não impedirão que os homens de Tuchel alcancem a Copa do Mundo com duas partidas de antecedência.